sábado, 20 de agosto de 2011

Tempo de cativar e de ser cativado


"E foi então que apareceu uma raposa: - Bom dia, disse a raposa. 
- Bom dia, respondeu polidamente o principezinho que voltou mas não viu nada. 
- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da Macieira... 
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. 
Tu és bem bonita. 
- Sou uma raposa, disse a raposa. 
- Vem brincar comigo, propôs o príncipe, estou tão triste... 
- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. 
Não me cativaram ainda. 
- Ah! Desculpa, disse o principezinho. 
Apos uma reflexão, acrescentou: 
- O que quer dizer cativar? 
- Tu não és daqui, disse uma raposa. Que procuras? 
- Procuro amigos, disse. Que quer dizer cativar? 
- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. 
Significa criar laços... 
- Criar laços? 
- Exatamente, Disse a raposa. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual uns cem mil outros garotos. 
E eu não tenho necessidade de ti. 
E tu não tens necessidade de mim. 
Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim O único no mundo. E eu serei para ti A única no mundo... Mas a raposa voltou a sua ideia: 
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música. 
E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo... 
A raposa então calou-se e contemplou muito tempo o príncipe: 
- Por favor, cativa-me! Disse ela. 
- Bem quisera, disse o príncipe, mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer. 
- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma . Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me! 
Os homens esqueceram a verdade, disse a raposa. 
Mas tu não a deves esquecer:
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas “
Antoine de Saint-Exupéry

Acredite, foi escrito em 1943. Eu sei, parece mesmo que foi escrito em 2011...

Perceba que o texto fala em laços, não fala em nós. E há uma sutil diferença, laços são suaves, leves, sem amarras fortes. Por vezes apenas decorativos, uma forma charmosa e carinhosa de demonstrar apreço, cuidado. Já os nós...

Ainda nos traz a ideia de que só é possível conhecer bem, ou seja, conhecer realmente, aqueles a quem cativamos. Acho que ficaria ainda mais prudente dizer que nos mostramos inteiramente para aqueles que nos cativam.

E o tempo?? Sempre o tempo, ou melhor, a ausência dele - assunto de diversos outros textos- é o grande problema dos dias atuais. Saint-Exupéry afirmou com propriedade, parecia prever o futuro, não há tempo para conhecer coisa alguma.

Ainda citou a forte questão do capitalismo, consumismo, e olhe que ainda não existiam as redes sociais, muito menos compras coletivas. Do contrário, imaginem: pacote de amigos com 50% de desconto, namorada com até 70% off.  Pois é, amigos, namoros, relacionamentos, continuam fora do pacote econômico.

Cativar - manter os laços, estreitar e consolidar relações- não é uma tarefa simples. Exige prioridade, tempo, dedicação, trocas, permissões, verdades, ou melhor, não exige nada mais do que amor incondicional!!! O resto é conseqüência!

" Os espíritos formam, no espaço, grupos ou famílias, unidos pela afeição, pela simpatia e a semelhança de inclinações. Esses espíritos, felizes de estarem juntos, procuram-se. Muias vezes, eles seguem juntos na encarnação, reunindo-se numa mesma família ou num mesmo círculo, e trabalham juntos para o seu progresso comum." Do evangelho segundo o Espiritismo por Allan Kardec. Ousaria complementar: Eles não conhecem mundos sozinhos...
Pois bem, não esqueçamos a verdade:
Precisamos cativar e, além disso, precisamos nos deixar cativar

Excelente final de semana.

2 comentários:

Meu Rei disse...

Disse Camões na voz de Renato Russo que "é o estar-se preso por vontade", cativar e ser cativado, leva-nos a uma prisão, o amor... A vã filosofia da vida vem desse ato... Quem ama se cativa contraditoriamente em busca da liberdade... O amor tem dessas coisas...
Fraternal, também é amor...

Iris Britto disse...

PERFEITO AMIGA!