quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa!!

“Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação. A palavra Páscoa advém exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não  pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida)...
A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.”
Fonte: Wikipedia em 20.04.11

“Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação". Com o êxodo, a Páscoa hebraica será a lembrança perpétua da libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, através de Moisés.
Portanto, aproveitemos mais esta data para revermos os pedidos do Cristo e "renovarmos" nossas atitudes. Como disse Celso Martins, no livro "Em busca do homem novo": "Que surja o homem NOVO a partir do homem VELHO. Que do homem velho, coberto de egoísmo, de orgulho, de vaidade, de preconceito, ou seja, coberto de ignorância e inobservância com relação às leis Morais, possa surgir, para ventura de todos nós, o homem novo, gerado sob o influxo revitalizante das palavras e dos exemplos de Jesus Cristo, que se agitam na presente sociedade tecnológica, na atual civilização dita e havida como cristã.
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.”
Fonte: Revista Cristã de Espiritismo em 14.03.2011
Então, que possamos nos renovar, avaliar atitudes e, principalmente, iniciar uma vida nova repleta de ouro ou de chocolate.
Desejo um excelente feriadão, repleto de paz e reflexões.

Nenhum comentário: